A vida das pessoas é marcada por fatos, um ano passa mais rápido ou mais devagar para você quando relacionamos o último fato marcante da nossa vida com os fatos que marcam nosso tempo, como o Natal e o Ano Novo.
Por isso é muito importante manter uma relação de ações de relacionamento que marquem a passagem deste cliente na empresa e da empresa na vida do cliente.
Você já enviou uma carta de boas vindas aos seus clientes? Ou a empresa lembrou o aniversário dele por um cartão comemorativo? Ou porque não..parabenizá-lo pela primeira compra com você?!?
Podemos pensar que as empresas grandes já enchem os clientes com muita comunicação deste tipo, mas nem sempre isso acontece. Atualmente com a redução de custos as ações de relacionamento tem ficado como segunda opção, dando vez as ações que buscam vender mais um serviço agregado ou um produto novo ao mesmo cliente e desta forma mantê-lo mais "fiel".
Eis que voltamos ao que existe em quase todas as literaturas de marketing... o cliente dá mais valor a mercearia do bairro onde sabem o nome dele do que ao sistema padronizado de atendimento no hipermercado.
Por este motivo o tema do relacionamento com o cliente é ciclico... entram os vários fatores entre eles o que se deve fazer versus redução de custos versus perda de clientes... por este motivo, se tornar o dono da mercearia e crescer como um hipermercado é fundamental! Mas não esqueça de se relacionar com seu cliente de maneira informal e contínua.
Abraços e Boas Festas!
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