Pular para o conteúdo principal

Bom mesmo é o preço!

Caros, na sexta feira que passou ao tomar meu cafézinho após o almoço, costume comum entre nós brasileiros, tive uma surpresa. A senhora que me atendeu no caixa do café, se surpreendeu a me ver olhar atenta uma embalagem de chocolate importado que estava a venda ao lado do caixa.
Nosso pequeno diálogo foi:
- Este produto é bom? (Eu)
- Bom mesmo é o preço! (Senhora)
A senhora indignada com a questão de um chocolate custar tão caro, somente por ter um espelhinho , comentou ela...
Muito severa na questão não me permitiu nem questionar.
O chocolate era adequado ao lugar, eu até pensei em comprá-lo inclusive... porém desisti ao ouvir o comentário. Dissonância cognitiva é algo que não gosto muito de sentir, aliás ninguém que eu conheço gosta.
Ou seja paguei o café e sai correndo para comer um chocolate mais a frente em outra loja.
A lição de marketing que pude retirar deste engraçado episódio. É que por mais que seu produto esteja no no lugar certo, com o preço certo, na embalagem certa. Sempre você irá depender do vendedor certo.
Portanto fica uma dica: cause a experimentação na equipe de vendas para que dêem valor certo ao seu produto e visite sempre que possivel os pontos de venda realizando uma breve sondagem nos funcionários. Caso contrario, você ficará buscando as razões pelas quais suas estratégias de marketing não funcionam em relatórios que não irão responder suas perguntas.

Comentários

  1. Olá Bruninha...
    Só agora vi seu e-mail no meu @hotmail.... sorry... é que estou usando este endereço para me conectar no MSN apenas... qdo me escrever novamente, envie por favor para o @opublicitáriovendedor.com.br ;-)

    Mas então, lendo seu e-mail vi o endereço do blog.... e lendo o seu blog gostaria de comentar sobre esta sua experiência com a caixa do café...

    Na minha experiência com pesquisa e análise de vendedores eu já achei várias vezes discussões em torno de alguns problemas que uma empresa pode ter com vendedores, e um dos problemas está quando o vendedor vende algo que ele não pode pagar. Um problema bem comum. Imagine o cara que vende Ferraris, ou as vendedores que vendem jóias na Hstern. Talvez nunca estes vendedores possam ter o produto que vendem... a solução nestes casos é esforçar-se ao máximo para fazer o vendedor entender que assim como para quem pode pagar por estes produtos, o que motiva a compra não é o preço mas o que o produto representa ou a experiência que ele provoca. Neste caso do café, o ideal seria a dona do café sentar com a caixa e fazer ela abrir aquele chocolate “caro” e provar com calma e sabor, depois fazê-la prova um chocolate barato.... isto certamente ajudaria e faria que com a caixa ao invés de mandar um “bom mesmo é preço”... mandasse algo como “é caro, mas vale tanto a pena”.

    Parabéns pelo blog Bruninha... gostei. Quando tiver novos posts me avisa pra eu comentar e levarmos debates ;-)

    Bjos e parabéns pelos 30...rs..

    Marlus
    O Publicitário Vendedor
    www.oPublicitarioVendedor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como sempre a frente de batalha é que faz a diferença. Toda a estragégia de mkt vai por água abaixo. E o dono nem deve saber que está morrendo na praia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê sua opinião:

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está o bloquinho do garçon...?

Aqui vai mais uma comprovação do cotidiano que nos demonstra o quanto é importante nesta época do ano prestar atenção no processo de atendimento/venda dos estabelecimentos comerciais. Eu fui a um café hoje, onde a primeira garçonete a me atender anotou o pedido na mão...claro que veio errado...a segunda garçonete não anotou em lugar nenhum..claro que veio errado novamente... Então segue uma dica a todos que possuem um estabelecimento comercial e que dependem de atendimento ao público, forneça aos garçons blocos de anotação e treinamento para usá-lo corretamente. Ainda mais nesta época onde são contratados funcionários novos, pelo pico de demanda. Pois o cliente pode realmente ficar irritado com a quantidade de erros e ir para a concorrência.

Abordagem digital...me converta..

Eu tenho o hábito de me cadastrar em todas as news que posso e aceitar pessoas no meu msn que não fazem parte de um convívio intenso, devido a esse fato esta semana me ocorreu um diálogo bem engraçado. A pessoa começou a falar comigo e eu tentando me lembrar de como eu a adicionei no msn, ela comentou que foi em uma comunidade do orkut e me achou lá resolveu adicionar..conversamos 2 palavras e ela veio com uma abordagem religiosa..."depois que encontrei a igreja minha vida mudou..não penso mais assim porquê não quero ir paa o inferno...". Todos já se depararam algum dia com isso, mas indo mais a fundo questionei se era uma nova estratégia da igreja a conversão digital ela deu uma risada e confirmou o fato. Fiquei imaginando o diálogo do pastor com seus fiéis....: - Meus filhos entrem em comunidades que consideramos pecaminosas e convençam os seguidores a vir para a luz... É por isso que algumas igrejas vem ganhando mais e mais adeptos, se as empresas ao invés de se preocupare...

Sua empresa realmente usa o orkut para encantar?

Bem como sabem venho neste blog para retratar as ações da vida de onde o marketing se mostra eficiente sem ser apelativo, ou onde erros nos fazem ver como é importante prestar atenção em certos detalhes. Tive uma experiencia ótima esta semana, uma marca chamada Mercearia de roupas e acessórios, fez valer a tal "ficha cadastral" que todos nós preenchemos mas nunca é usada pra nada em termos de relacionamento com o cliente. Eles solicitavam em um campo o orkut da pessoa, e vejam só no dia seguinte ao preenchiemento da ficha lá estava o convite na minha página. Pois é, não adianta ter uma comunidade ou um usuário no orkut, tem que usar para se relacionar com seus clientes, tem que estimular a visita a sua página; se eles nao vão se dar ao trabalho de localizar sua empresa então convide você mesmo! Você já enviou um convite da sua comunidade para todos os emails cadastrados no seu mailing? Não! então faça isso logo, pq seu concorrente pode ter essa idéia antes.... Abraços a todos...