Pular para o conteúdo principal

WEB e CRM

Muito se fala de CRM, até porque virou um daqueles jargões corporativos que se você desconhece não é um profissional qualificado. Pois bem vamos tentar explorar alguns pontos de convergência entre a WEB e o CRM interagem na mente do consumidor. O CRM que tem em um dos maiores sites enciclopédias do mundo – Wikipédia – o seguinte conceito:
“O Customer Relationship Management é uma abordagem que coloca o cliente no centro do desenho dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar suprimi-las da melhor forma. Trata-se, sem dúvida, de uma estratégia de negócio, em primeira linha, que posteriormente se consubstancia em soluções tecnológicas. É assim um sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. O software que auxilia e apoia esta gestão é normalmente denominado sistema de CRM.”
E a Web para esta mesma fonte:
“A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.”
Com a Web a palavra globalização tomou outro sentido. Hoje um cidadão comum, sem estrutura de empresa de grande porte, pode interagir com outro país realizando compras e vendas divulgando o vídeo de seus filhos na piscina do parque aquático, sem se preocupar com direitos e deveres de divulgação de marcas ou cobrança de royalties. E a empresa que aparecer no vídeo por ter um anuncio na loja que aparece ao fundo do vídeo pode ficar conhecida positivamente ou não dependendo do contexto da situação da filmagem.
Tenta-se buscar a formula de sucesso na internet, se estuda comportamentos
O setor WEB que mais cresce no mundo é o de entretenimento participativo, ou seja onde o internauta envia seus vídeos , fotos, opiniões sobre o assunto em discussão, ou até mesmo sobre o que ele quer divulgar. YouTube e Orkut estão entre os sites que exemplificam esta constatação.
Portanto temos que pensar no futuro consumidor como um ponto de interação, este precisa não só experimentar como publicar o experimento com seu produto, não adianta você colocar um banner interativo na WEB e achar que isso é o suficiente para atrair o público, este na realidade é o primeiro passo para que se conheça sua marca, além de interação é preciso que o consumidor se sinta parte do seu negócio, que sinta a importância da sua opinião no produto.
Muitas vezes os sites possuem formulários, para registro de reclamação, solicitações e dúvidas, porém a resposta não é na velocidade em que o público que usa este canal espera. Na WEB promessa é dívida, se você informa que a resposta será em 5 dias e não especifica se serão úteis ou não, isto não é implícito pois na WEB o tempo é 24x7, ou seja você terá um consumidor insatisfeito pois ele espera essa resposta em 5 dias corridos.
O consumidor atual gosta de transparência e interação neste canal, ele quer comprar um produto e divulgar que comprou, porém essa divulgação não será no seu site principalmente se este não tiver o número de acessos que o faça famoso, este consumidor que ser privilegiado dentro dos sites mais requisitados hoje em dia. Portanto se preocupe em estar nestes lugares desenvolver itens agregados ao seu produto que valorizem a divulgação do seu consumidor nos sites que lhe são de interesse, e não no seu site.
CRM não é mais somente email de aniversário, é ajudar seu cliente a divulgar seu aniversário onde o mercado julga importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está o bloquinho do garçon...?

Aqui vai mais uma comprovação do cotidiano que nos demonstra o quanto é importante nesta época do ano prestar atenção no processo de atendimento/venda dos estabelecimentos comerciais. Eu fui a um café hoje, onde a primeira garçonete a me atender anotou o pedido na mão...claro que veio errado...a segunda garçonete não anotou em lugar nenhum..claro que veio errado novamente... Então segue uma dica a todos que possuem um estabelecimento comercial e que dependem de atendimento ao público, forneça aos garçons blocos de anotação e treinamento para usá-lo corretamente. Ainda mais nesta época onde são contratados funcionários novos, pelo pico de demanda. Pois o cliente pode realmente ficar irritado com a quantidade de erros e ir para a concorrência.

Abordagem digital...me converta..

Eu tenho o hábito de me cadastrar em todas as news que posso e aceitar pessoas no meu msn que não fazem parte de um convívio intenso, devido a esse fato esta semana me ocorreu um diálogo bem engraçado. A pessoa começou a falar comigo e eu tentando me lembrar de como eu a adicionei no msn, ela comentou que foi em uma comunidade do orkut e me achou lá resolveu adicionar..conversamos 2 palavras e ela veio com uma abordagem religiosa..."depois que encontrei a igreja minha vida mudou..não penso mais assim porquê não quero ir paa o inferno...". Todos já se depararam algum dia com isso, mas indo mais a fundo questionei se era uma nova estratégia da igreja a conversão digital ela deu uma risada e confirmou o fato. Fiquei imaginando o diálogo do pastor com seus fiéis....: - Meus filhos entrem em comunidades que consideramos pecaminosas e convençam os seguidores a vir para a luz... É por isso que algumas igrejas vem ganhando mais e mais adeptos, se as empresas ao invés de se preocupare...

Sua empresa realmente usa o orkut para encantar?

Bem como sabem venho neste blog para retratar as ações da vida de onde o marketing se mostra eficiente sem ser apelativo, ou onde erros nos fazem ver como é importante prestar atenção em certos detalhes. Tive uma experiencia ótima esta semana, uma marca chamada Mercearia de roupas e acessórios, fez valer a tal "ficha cadastral" que todos nós preenchemos mas nunca é usada pra nada em termos de relacionamento com o cliente. Eles solicitavam em um campo o orkut da pessoa, e vejam só no dia seguinte ao preenchiemento da ficha lá estava o convite na minha página. Pois é, não adianta ter uma comunidade ou um usuário no orkut, tem que usar para se relacionar com seus clientes, tem que estimular a visita a sua página; se eles nao vão se dar ao trabalho de localizar sua empresa então convide você mesmo! Você já enviou um convite da sua comunidade para todos os emails cadastrados no seu mailing? Não! então faça isso logo, pq seu concorrente pode ter essa idéia antes.... Abraços a todos...